quinta-feira, 27 de maio de 2010

Meditando sobre...ou relatório do objetivo 01, e conclusão do 97...



Financeiramente, quero ser Stan Lee


Creio que o Objetivo n° 97, já esteja concluído. Mas houve um despontamento, acho.
Na verdade, ao término do livro Pai Rico, Pai Pobre. Logo quardei uns 350 reais do meu salário para investir em Ativos.
E por um bom tempo meditei sobre oque poderiam ser meus Ativos...e não cheguei a conclusão alguma...ao menos que eu consiga juntar muito dinheiro( e terei que ralar por muuuuuito tempo da forma convencional) para conseguir montar um Bar, camelô, ou qualquer negócio haver com oque gosto....montar um estúdio de desenho, música, ou uma loja de suvenirs. Eu até que gostaria. Mas para conseguir 3.000 por exemplo, teria que ficar 10 meses tirando mais de 60% do meu salário. E oque se consegue montar com 3.000 praticamente nada!
Para fazer um negócio medíocre de 30.000 ( mas que provavelmente poderia me deixar com uma renda de ativo contínua "baixa" durante um bom tempo, porém boa ), demoraria 10 vezes mais...ou seja uns 6 anos!
Então...meditando e meditando...cheguei á um projeto. Primeiro é preciso dizer, que para sair da corrida dos Ratos, eu deveria primeiro "entrar" nela. Eu trabalho de carteira assinada apenas à 5 meses. E nesse tempo, não acumulei nenhuma despesa. Na verdade não gastei meu dinheiro com nada. Mas todo esse dinheiro não está mais comigo. Ele SUMIU, simplesmente evaporou. Tudo em bebida, putas e comida...nem roupa, nem peças novas pra um computador...nada mesmo! A coisa mais luxuosa que comprei nesses 5 meses foi ter comprado um Uísque 12 anos, Buchana´s.
Mas só isso....e o dinheiro...as 8 horas por dia, finais de semana e tudo mais, some. Talvez a satisfação da família de ter um filho trabalhador. Mas isso não é recíproco, muito pelo contrário, não me orgulho de ser peão.

Logo, tecnicamente nem estou "muito" na vibe da corrida dos ratos. Oque é bom.

Então, vem o raciocínio. Que primeiro eu devo me qualificar e trabalhar com oque gosto. Ser garçon, consome com todas minhas noites e madrugadas, além de trabalhar no sábado, e na maioria das vezes ser mais doque 8 horas, chegando ás vezes há 12( com o devido extra, claro). E fisicamente eu fico exausto. ... .. . o objetivo então, há longo prazo, é; sair desse emprego, conseguir um que tenha mais tempo livre e me desgaste menos ( e que de preferência ganhe mais ), mas para falar a verdade, não precisa ganhar mais...com o tempo isso será natural( espero). Entre meu maior ativo, talvez esse Blog, possa se tornar uma forma. Não exata, mas porém oque alavancará meu objetivo em um ano/ um ano e meio. Que é montar um estúdio para produzir obras de propriedade intelectual. Música e Quadrinhos especificamente, mas podendo ir para outras áreas, principalmente de suevenir´s como George Lucas fez em StarWars.Em Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki diz que fez milhões com imóveis pois era oque gostava de lidar. Ele recomenda que só crie ativos daquilo que realmente gosta, senão será um estorvo para você, mesmo que gere um fluxo de dinheiro, você será um frustrado.

A última coisa que quero ser no mundo é um frustrado. Na verdade a última coisa que quero é ser um Yuppie Moderninho que faz faculdade de Desing...mas isso deve ser a penúltima coisa.

A lista de ativos que existem são;
1.Negócios que não exigem minha presença( gostaria de montar lojas, ou bares, acho que tenho uma visão sobre oque faria dinheiro e oque no ramo das casas noturnas"de BH" carecem...mas eu precisaria de uma cifra alta para começar a investir nisso)
2.Ações. ( isso acho que só quando ficar mais a vontade com contadores e advogados, mas não descarto a possibilidade de investir nisso dentro de alguns anos)

3.Títulos. (não sei ao certo como funciona, mas acho que precisa de uma boa grana para mecher nisso)
4.Fundos mútuos.( também não sei como funciona)

5. Imóveis que geram renda.( outra coisa que acho nescessário eu ter mais idade para começar a trabalhar, sou muito interessado no tema, mas não sei se me sentiria confiante em comprar um casa de 40.000 para segurá-la e vendê-la daqui dois anos por 70.000, é preciso uma afinidade com corretores e impostos para investir nisso, coia que não tenho por hora. )

6.Promissórias. ( já sou o maior "emprestador" do meu serviço, em média, metade do meu sálario é emprestado entre os empregados "alguns que recebem até bem mais doque eu"...mas não há juros nem notas "por hora" ...mas me interesso pelo assunto e vou estudar mais)
7. Royaltes de propriedade intelectual( aí esta oque quero trabalhar realmente, e que talvez seja o que menos exija um investimento alto, e sim, mais a capacidade de aceitação do mercado, de Quadrinhos e Música)
8.Tudo que se valorize há longo prazo.( por hora não posso comprar um uniforme nazista, quadro do Van Gogh, ou petróleo)...mas me interesso pelo assunto também.

O foco então é ser Stan Lee. O mais difícil acho eu já tenho, que é a capacidade de criar centenas de personagens para histórias "relativamente" comerciais que divirtam o leitor.
Agora, como o livro fala, McDonalds não faz o melhor Hambúrger, mas é oque melhor vende. Eu preciso vender meus projetos.Como pretendo chegar nisso?
Aí que entra o BLOG; divulgação. Vou investir no BLOG em si, e nos 100 objetivos. Dentre eles há vários que exigem montagem de portfólio, estúdio, música e um específico sobre montagem de projeto de HQ. Com divulgação e dentre os objetivos à longo praco como( passar no segundo grau, e entrar na faculdade) podem fazer aumentar minha renda( salário) para 1,500 dentro de um ano e meio. ( que acaba se tornando um objetivo por fora), que assim eu conseguiria manter e começar um estúdio, tirando 1.000 reais mensais( com 500 eu sobrevivo tranqüilo) ....e manter "outras" pessoas pagas, para fazer minhas histórias e outros projetos.
Claro que pouca gente tem salário de 1.500, seria muita arrogância achar que vou conseguir isso em um ano, só estudando um pouco mais( ainda trabalhando menos). Quando digo 1.500 mensais não quero dizer extamanete sálario, mais sim tudo que eu posso tirar por fora como ilustrador, roterista ou com a banda...acho que é plausível de acontecer.
Só depende da minha disciplina, vontade e atitude.

Bem esse é meu objetivo financeiro para o próximo 1 ano e meio. Conseguir montar um estúdio de Quadrinhos que renda algo em torno de 3.000 por mês com gasto de 1.000....com foco em suvenirs e direitos autorais de personagens, licenciamentos e tudo mais.
É um risco, ninguém no Brasil com excessão de Maurício de Souza conseguiu isso. Cassaro foi o mais perto que se chegou, e ele nunca foi realmente lido. E não se manteve por incopetência do próprio.
Mas muita gente sempre me perguntou por que eu não tentava trabalhar para o Maurição.
Eu nunca quis trabalhar para ele. Eu queria SER ele, na verdade eu queria ser o cara que MANDA nele!

Quero ser o Stan Lee.
Quero ganhar dinheiro divertindo as pessoas, que se foda Crumb e Alan Moore. Gênios frustrados. Já repadou no sorriso do Stan Lee? Compare com aquela coisa falsa do Maurício! Não parece um totem indígena, puxado e forçado? E o Crumb, Alan Moore, Neil Gaiman, Frank Miller, quem já os viu sorrir? Sorrir de verdade?

Quero ser um velhinho bacana e sorridente, quero ser Stan Lee.

Objetivo 97; me educar financeiramente concluído!
Relatório sobre objetivo 01; bater 100 embaixadinhas;


Consegui 51, passei meu record em 3 dias.
em 5 consegui 72, passando o do Luíz( 61)
, no dia seguinte 76...e ontem consegui 94(por pouco não consigo passar os 100).

Depois vou contar a técnica usada e tudo mais, primeiro eu preciso de um camêra da vídeo para postar aqui o Youtube comprovando, infelizmente, já atingi um nível razoável, e não poderei mostrar o quanto eu era horroroso em bater embaixadinhas. Se alguém souber de alguma câmera boa e que seja barata, e que grave mais de 10 min eu agradeceria se me dessem essa moral.

Outra coisa, sobre bolas; eu comprei por 60 R$ uma bola de Society da Penalty na Almax.
Em um dia ela furou! Na verdade o meu irmão e meu primo chutaram ela no vizinho e o cachorro mordeu e furou a bola.
Fiquei revoltado, o lado bom que a câmara de ar não estorou, e dá pra bater as embaixadinhas traqüilamente, só o couro o plástico que furou.

Mas sobre o mercado das bolas( que quando fui comprar descobri o quanto são caras), é que existem bolas que são Réplicas, e Oficiais...Réplicas não não falsificadas...mas são só réplicas, não tem a mesma qualidade de uma oficial que pode chegar a 300 farrau$!!!

Só pra saber...outra, se comprar um bola de quadra, jogue numa quadra...se comprar uma de campo jogue no campo...se comprar uma de society(como fiz), não jogue no quintal e com chão de cimento áspero e cheio de lajes, e lugares por onde a bola possa cair eventualmente próxima de cães raivosos. Fica essa dica....ou melhor, Nunca deixe seu irmão mais novo e seu primo tocarem nas suas coisas...isso é uma dica que dou para a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário