terça-feira, 1 de março de 2011

Japão, Gárgulas e Auto-Ajuda parte 1





Essas vão ser as maiores postagens que já coloquei nesse Blog. Elas não são exatamente as 100 tarefas, mas tem tudo haver. Será como um release sobre os 8 meses que estou nessa empreitada e umas coisas envolvendo outras pessoas que tiveram haver com as 100 tarefas.
Esses post podem ser meio filosóficos e chatos. Mas quem me conhece pessoalmente sabe que sempre dou uns surtos de pensamentos de auto-ajuda.

____________________________________________________________________

Uma coisa é fato.Você precisa precisa de grana.

"A tá, mas eu não ligo para dinheiro!"- Não tô falando disso animal! Você não quer viver sempre custeado pela família certo? ( há aqueles que nem tem essa opção ), minha família não é rica, mas tenho pais muito dos sangue-bons, que não ligam muito com o fato de eu não tentar conseguir um emprego nem uma carreira tão convencionais.

Mas se eu não queria depender deles quando saí da escola com 18 anos( embora na época não tivesse feito nada a respeito ). Não é agora que sou um barbudo de 22 que vou querer.
E se dinheiro é fundamental, bem... algo que todo mundo fala: Que trabalhe com algo que goste.

Essa é a real.

E eu soube disso quando trabalhei por 6 meses num Botequim no Lourdes aqui em BH.Você não DEVE trabalhar em algo que não tenha afinidade.

Na verdade, se tem um ensinamento que vale a pena do "Satanismo", é esse: Você não DEVE fazer NADA que não QUEIRA!

"Faz o que tu queres e há de ser tudo da Lei"

A verdade é que sempre esteve claro no meu íntimo, que eu deveria tentar pelo menos trabalhar com Quadrinhos. E eu estava obstinado a isso quando saí da escola aos 18 anos... meu carro chefe na época era Itsah.

Uma série de 33 gibis, cada um com Arte diferente, composição e números de páginas. Até estilo de história, variaria de um volume para outro.Era muito pretensioso e o pior, eu não tinha profissionalismo algum.

Eu não pensava em divertir o público...cheguei a fazer 3 edições( a primeira com 33 páginas, segunda com 55, e terceira com 45 ) todas coloridas, feitas em papel A4 sem mesa de luz( eu fazia o esboço a lápis desenhava por cima e depois apagava ). Não tinha scanner na época, e fiz até as letras à mão. E tudo era para EGO, não era pela grana, nem para publicar, apenas EGO.

Eu tinha que provar( na minha cabeça, depois que saí da escola tendo tomado duas bombas intencionais ), que eu poderia fazer algo grande .E ligava o foda-se para tudo... realmente acreditava que meu Gibi seria aceito por alguma editora apenas pela minha "genialidade", não importava o mercado, o formato editorial, NADA! Eu era um "gênio"( na minha cabeça ), e isso bastava.

Tentei tocar também outras histórias.*Boêmio e aNazista - Que não passou de um roteiro e alguns encontros com uma ex-aluna que tinha estudado comigo e desenharia a história- Nathy http://nathylara.blogspot.com/
*Os fanzines da minha banda fictícia( Débora Negra ). Que chegaram até a vender razoavelmente ( cada um dos dois foi feito em apenas 1 dia, e eram xerocados ). Que teve uma ajuda parcial do camarada Kuabara - http://williamk.deviantart.com/
Meu álbum do Orkut com as histórias da Débora Negra:01- A Origem do Mal
02- Bruce Wayne e os Morcegões do Swing


*Itsah( fiz todas sozinho, e nunca coloquei em nenhum lugar que não fosse na internet )
Issuu00- prólogo - 1,2,3 Bang!





Orkut

Blog inacabado de Itsah( mas com músicas bacanas )
http://itsah-saga.blogspot.com/ Nesse tem um Remake que estava fazendo da 1,2,3 Bang! com um retoque completo no Photoshop.

* Nunca Abra Suas Pernas- história que era para entrar na edição especial sobre mulheres na revista Grafitti, o roteiro foi feito pela minha amiga Milk.

*Aí se eu pudesse Voar. Fiz 2 histórias, que estão no Orkut.
Piada de Mal Gosto Com desenho base do cara mais bonito do Brasil- Hugo - http://zumbifedorento.deviantart.com/
* As Loucas Aventuras de Paul Rabbit- que foram publicadas em jornais culturais e tiveram reconhecimento do próprio inspirador do personagem- ( Orkut )- http://www.orkut.com/Main#Album?uid=13638630766516555347&aid=1229062330



* eMO- uma história de pirações que teve algumas tiras publicadas no fanzine da escola de artes que estudei( e teve uma pequena ajuda do Massai e do Kuabara ).


Fora isso, teve alguns quadrinhos feitos em parceria que foram publicados em Zines do( da minha escola de Artes ou no FIQ )...algumas tiras aqui e outras ali... Mas eu nunca conseguia o respeito, nem o status de gênio que tanto esperava.

Até que aconteceu algo que mudaria meu modo de ver quadrinhos e lidar com meu trabalho.

No meio de 2009...

...eu encontrei o BK.

Para quem não sabe, BK( Black Knight ) ou José Roberto Pereira é o cara mais odiado e detestável do quadrinho nacional. E tem um podcast muito bacana, onde simplesmente escrotiza e chuta o balde de tudo que envolve quadrinhos. http://obscuro.mypodcast.com/ ( a maioria dos Podcasts são uma merda, mas tem alguns muito interessantes ).

Um dia eu postei numa comunidade( Clube de Desenhistas de Mangá ), todos meus Gibis para avaliação... e como sempre todo mundo deu moral. Voltei 1 mês depois para ver o tópico.

E eis que encontro um velho dizendo isso para mim:

José Roberto
"Seu trabalho pode ser resumido com uma única palavra: porco."

"A idéia que ele passa é de despreparo, descuido, pressa no planejamento de arte, aliada a uma tremenda falta de organização.

Sua quadrinização é deficiente ao extremo, suas capas são horrendas de simplórias e seus roteiros...
Bem, é melhor não comentar."

"...Enfim, eu acho seu trabalho porco mesmo, cara.
Se te disseram o contrário, mentiram...."

"...Não tem nada de underground.
Underground é mal feito mas tem proposta ideológica atrás da feiúra.

O trabalho do cara parte de uma premissa comercial. Então ele TEM QUE FAZER DIREITO!
Não tem nada dessa bobagem de "fazer errado de propósito".
Ou faz direito ou não faz, ou acerta a mão logo da primeira vez ou vai cagando direto...."


"...Mas o cara aí está mergulhado no "sonho".
Ele não quer ganhar dinheiro, não quer sair do atoleiro, ele quer ficar lá, batendo sua punhetinha mental, recebendo elogios e sorrisos de quem, pelas costas, acha o trabalho dele uma bosta.

O cara é iludido.
E vocês aumentam a ilusão dele ao dizerem que está bom, quando não está!"

"...
Mas isso que você fz É punheta!

Se fosse a sério, você faria direito.
Mas direito mesmo, prá mandar prá editora e publicar oficialmente.

Mas não.
Fica aí na porcaria do orkut, pegando elogios de gente que nem sabe ler..."

"E eu não vou esperar nada!
Quando você aprender a desenhar e, mais importante ainda, quando souber ESCREVER uma história que PRESTE, eu me digno a prestar atenção. "

Bem... acho que deu para entender.

Eu fiquei muito puto. Tive que sair de casa e andar por horas para não bater em alguém, ou quebrar nada. Fiquei fazendo bico por uma semana... xinguei o cara, tentei rebater, mas sempre que respondia ele vinha com algo que fazia mais sentido ainda. O cara tinha destruído a única coisa que me fazia me sentir alguém naquela época.

E eu simplesmente não conseguia entender o porque dele falar tudo isso. Só podia ser escrotização... ou como dizem hoje, ele é era "Troll", ou "Hater"( qualquer merda modernosa dessas ).

Mas depois de uma semana... eu li, e reli, e reli de novo... e dei meu braço a torcer. O cara realmente tinha TODA RAZÃO!

Ele talvez tenha dito EXATAMENTE o que eu precisasse ouvir....e ouvi seu Podcast religiosamente por dias. TODOS eles.

Fiquei tão agradecido mais tarde que fiz um FanArt( o mais elogiados que já fiz ) dos personagens de seu Livro( Mil Nomes )-

E depois quando nos entendemos... ele falou algo que viria ser a coisa que me motivaria de verdade a começar com as 100 tarefas. ( infelizmente apaguei a mensagem original que foi por um scrapp no orkut, mas era mais ou menos assim ):

Você tem potencial, mas tem que sair dessa sua zona de conforto... deve viajar, ter experiências que nunca ousou tentar, mas sempre desejou. Deve esquecer o mundo que está rodeado agora... deve despirocar... adquirir experiência de vida, conhecer pessoas, viver outras situações...

E foi isso... lá pelo fim de 2009 que me fez tentar conseguir um emprego convencional... encher a cara... ir em boates que eu nunca iria... me aproximar de gente que nunca me aproximaria... e esquecer por um momento o Manguinha.






2 comentários:

  1. Quando eu lia suas postagens na comunidade Clube de Desenhista de Mangá, eu te achava um completo idiota, tanto que nem fui olhar no seu álbum do orkut se tu realmente desenhava, mas quando vi teus desenhos eu gostei, e com um pouco mais de dedicação e profissionalismo vc vai longe e te desejo muita sorte de verdade ^____^

    ResponderExcluir
  2. cara vc desenha muito está ótimo seu trabalho continue!!
    visite:
    http://acaoeartehqs.blogspot.com

    ResponderExcluir