quarta-feira, 2 de março de 2011

Japão, Gárgulas e Auto-Ajuda parte 2


Continuando o papo sincero sobre trabalho e realização...

Uma coisa me fez acreditar que poderia conseguir fazer e viver de quadrinhos.

E essa coisa foi o mangá Bakuman.
Link para ler Online: http://centraldemangas.com.br/online/Bakuman/

O mangá é dos mesmos criadores de Death Note( recomendo ver o anime, que é menos chato, mas infelizmente só tem 21 capítulos até agora, enquanto o mangá já tem 121 ).

Na história, uma dupla de amigos tentam se tornar Mangakás( autores de mangá ) famosos, e conseguirem o primeiro lugar na Shonen Jump( revista mais popular do japão, onde atualmente além do próprio Bakuman é publicado Naruto e One Piece, e vende milhões de exemplares semanalmente).

A história conta com doses de humor, drama e romance( até demais as vezes) a trajetória dos dois na tentaiva de conseguir um Anime... e embora seja uma ficção- o esquema editorial, e ( acredito eu ) o método para conseguir ser publicado apresentado no mangá, seja algo muito próximo da realidade.

E não nego... posso até ter me iludido com a ficção... mas me identifiquei, e MUITO com a história.

Então, pensei... "Por que não?" - Enquanto o resto do meu seguro desemprego iria desaparecendo - Eu simplesmente teria que parar com as 100 tarefas, caso tivesse que arrumar outro emprego normal.( ou pelo menos iria atrasar muito nas tarefas ), então por que não unir o útil ao agradável?

A verdade é que sempre tive receio de tentar fazer Quadrinho Popular. É muito fácil ser CULT, não dar a cara-a-tapa. É muito fácil fazer algo underground e ficar no mundinho onde qualquer coisa é aceitável, mas com quadrinho Popular, você deve explicações, e você tem o COMPROMISSO de divertir o público. Mesmo Neil Gaiman, Alan Moore, faziam personagens que tinham apelo popular.... nenhum autor ( exceto aqueles Underground mesmo, como Crumb e Chris Ware ) deve ser indiferente com o público( como eu estava sendo ).

E eu nunca realmente me comprometi dessa forma. Só fiz algumas páginas de Shonen( estilo de mangá mais popular, geralmente de batalhas para homens adolescentes ) para dar uma moral para a meninada do Mangá Coletivo:

http://ndm-mangacoletivo.blogspot.com/2010/03/essence-057.html
http://ndm-mangacoletivo.blogspot.com/2010/03/angelus-ira-057.html

Mas logo depois de tentar dar uma geral no site e na organização desanimei, saquei que não iria muito longe tentando trabalhar com uma galera de punheteiros que não querem fazer quadrinho de verdade( eu estava me aliando a exatamente o tipo de pessoa que queria deixar de ser ).

Então comecei a pensar COMO conseguir grana com quadrinhos.

A primeira idéia foi do chegado( que desenha muito ) Pe-U( o cara que tomou conta do projeto do ArtBook de Tekken vs. StreetFighter ). http://streettekkentribute.blogspot.com/ ( Artbook que vergonhosamente não teve até agora NENHUMA contribuição MINHA )

Ele me falou do concurso da editora Barba Negra: http://www.editorabarbanegra.com.br/

Que tinha algo bem interessante na premiação:

04 O prêmio terá apenas um vencedor que ganhará um adiantamento de direitos autorais no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e um contrato de publicação da obra com a editora Barba Negra, uma editora associada ao Grupo Leya.

05 Os demais vencedores receberão um adiantamento de direitos autorais no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e um contrato de publicação da obra com a editora Barba Negra, uma editora associada ao Grupo Leya.

É lógico que cresci o olho. Mas o mais foda é que ele me falou faltando apenas 4 dias para o encerramento do prazo, e eu não tinha nenhuma história pronta. Era necessário enviar 4 páginas finalizadas, e mais 30 páginas de roteiro( ou seja, eu tinha que fazer 1 página por dia mais 7,5 de roteiro )...

o pior é que o burro aqui, já sabia desse concurso meses antes... só que( como quase todas oportunidades que caem do céu para mim e quase sempre não agarro ), deixei para lá na época.

E acabei correndo atrás que nem maluco, sem dormir, para tentar enviar essas páginas( Boêmio e a Nazista ) no prazo:

Eu consegui entregar no prazo, mas o resultado foi esse( nada satisfatório na minha opinião ). Embora até hoje não tenha saído ainda o resultado, tenho poucas esperanças.

Nesse meio tempo eu toquei Aí se eu Pudesse Voar- uma história sobre Otakus -
Com o chegado( outro que desenha paca ), Rafhael Ramos e o Rick: http://raphaartrevolution.deviantart.com/



E ele está fazendo isso atualmente( com um estilo de história bem popular ).

Mas por essas e outras acabei decidindo tentar entrar na marra no mercado...pois tem editoras e concursos procurando autores. E eu sou BOM. E se sou BOM mesmo, então por que não estou publicando nada por aí?

Faltava comprometimento

a verdade é que sempre fui muito "meninão"... talvez fosse até medo de fazer algo com seriedade e tomar no cú. Porque é muito fácil levar no cú, se você sabe que fez algo sem se doar 100%... sempre vai ter a justificativa de que: "ahhh, era só brincadeira mesmo..."

Cansei dessa porra.

E vou chutar o balde, participar de tudo que estiver rolando... e ao contrário do concurso da Barba Negra que fiz pelos cocos e às pressas. Agora vou me dedicar 100%.

Não vai ter mais mimimi ou desculpa.

Aqui estão alguns.

O concurso de criação de personagem da Impulso HQ com direito a licenciamento.( valeu Quiof pela dica ). prazo Junho.
http://www.concursodepersonagens.com.br/

1º colocado : R$ 3.000,00

2º colocado: R$2.000,00

3º colocado: R$ 1.000,00

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Tem o concurso da Kodansha( editora japonesa, esse é o que eu tenho mais chances ), que ela abre vagas para autores estrangeiros e ocorre todo ano. ( na 3° edição um chegado que estudou comigo na Casa de Quadrinhos, Eduardo Damasceno, ficou entre os finalistas ). http://morningmanga.com/micc/rule_e.html

Esse rola publicação e é bem importante, porque participa nego do mundo inteiro.

Eu vou enviar meu quadrinho Shonen Top de Linha VAN!( estou bem confiante que posso vencer com ele, mas ainda nem comecei o roteiro, só tenho ele na minha cabeça ).

Agradeço a Heidy por ter dado idéia e pela moral que tá dando sobre como lidar com as paradas do Japão.


O prazo final é 31 de Julho.

Grande Prêmio: 3.000 dólares dos EUA, um prémio adicional de 1.000 dólares EUA.
O mangá vencedor será publicado na revista "Morning", a revista de mangá semanal mais popular no Japão, destinadas a um público maduro, que possui uma tiragem de 350.000 exemplares por semana, ou "especiais" da Morning de 2...

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E tem também aquela que é a editora que eu realmente almejo publicar. A Sueisha( que não tem tradição em publicar autores não-japoneses ), mas que faz 2 concursos de serialização para entrar na Shonen Jump por ano( ganhar não significa que será serializado ).

O mensal, Tresaure.

http://www.shonenjump.com/e/manga-shou/treasure.html

Every month at least one work will receive an honorable mention or better. In other words, at the very least one work will receive \300,000 in prize money every month!! In some months, if all the entries are excellent, then lots of works will receive a prize simultaneously.

E o anual, prêmio Tezuka.
http://www.shonenjump.com/e/manga-shou/teaka.html

Prizes
★Winner…Tezuka and Akatsuka Award+certificate+Two Million yen prize+Commemorative shield
★Semi winning… certificate+Million yen prize+Commemorative shield
★Honorable…certificate+Five hundred thousand prize+Ccommemorative shield

...Eu iria tentar participar do Tresaure de Maio com uma nova versão do prólogo de Itsah( 1,2,3 Bang! )... até fiz uma página teste nos moldes do concurso( não está em japonês, o texto é brincadeira )...foi mais para testar o desenho, e o estilo de narrativa oriental .
Mas acabei desistindo por hora.... acho melhor aprender japonês( estou estudando no LiveMocha ) e Inglês( que já é um dos 100 objetivos - 87° - )...e conseguir experiência de mercado até Julho quando vou enviar VAN!( meu Zape ) com mais calma e qualidade.

Depois disso( caso não dê certo ), eu vou tentar a Sueisha e os outros prêmios dela - estou motivado a isso graças ao pessoal da CDM- a Carol, a Kriza, o Peixe e especialmente o Zombie, que tem me dado uma força tremenda e até arrumou um japa para traduzir meus Mangás futuramente.

Bem... além disso tem outras paradas... tem a revista Ação! daqui do Brasil http://issuu.com/acaomagazine/docs/amagpreview - e outras editoras....

... mas toda essa enchessão de lingüiça...você deve estar se perguntando: Por que tá mostrando tudo isso? - não é só pra mostrar a quantidade de paradas que eu posso e vou concorrer.( também é útil para você se for quadrinista né paspalho ).

Eu tô falando isso tudo, porque tem haver com a própria idéia das 100 tarefas. A parada de realizar aquilo que realmente deseja...

A uma semana estou estudando Inglês e Japonês, e me preparando para me mudar para o Japão caso seja necessário... todo mundo sabe do desprezo que tenho pelos países perdedores da segunda guerra, e sua juventude moderna. Talvez o japão seja exatamente o País que tenha o povo que eu mais fico com um pé atrás.

Vide como são os homens de lá...

Mas vou dar o braço a torcer... não só pelo dinheiro que os Mangakás de lá ganham( Eichiro Oda- One Piece- ganhou 24milhões de Dolores só no ano passado- fonte:http://www.anmtv.xpg.com.br/one-piece-eiichiro-oda-faz-2-bilhoes-de-ienes-em-2010/
É porque é meu sonho... desde criança( pode parecer papinho de otaku punheteiro ), mas é a pura verdade.

Uma das primeiras lembranças que tenho como pessoa( um projeto de pessoa na verdade ), quando era um menino babão e gordinho, com 6 anos. Eu me lembro exatamente como se fosse hoje... quando estreou Cavaleiros do Zodiáco na finada Manchete... e todo mundo ficou chocado... houve uma euforia coletiva entre as crianças,( Se você nasceu antes de 91 sabe de cór essa história ).

Mas exatamente no segundo arco( episódios 03 a 06 )... no torneio galático pela Armadura de Sagitário, que viria algo que mudaria meu jeito de ver as coisas.


Eu vi ali algo que NUNCA tinha visto, não se tratava da animação, trilha sonora, ou combates( as coisas que a maioria das pessoas se apegavam e apegam até hoje )...

Era a NARRATIVA! Em nenhum desenho as pessoas respiravam... nem ficavam ofegantes... em nenhum desenho as pessoas sangravam .... nunca mostravam ângulos que não fossem o Panorâmico ou Americano, mas ali se viam Closes, Super Closes, perspectivas inusitadas... As pessoas gaguejavam... elas PENSAVAM!

E o mais chocante de tudo... nesse Arco; Shiryu e Seya estão se enfrentando no torneio para conseguir a Armadura de Ouro... Mas você sabe desde o primeiro episódio que Seya era o mocinho. Mas logo você percebia que Shiryu também não era ovilão! Então por que diabos eles estavam lutando? Em nenhum filme, ou desenho havia uma situação dessas... dois personagens em que você se identificava lutando entre si.

Lutando até a MORTE! Não havia morte nos outros desenhos! Na verdade QUE CRIANÇA COM 6 ANOS TINHA CONSCIÊNCIA DO QUE ERA A MORTE? Mas ali estava mostrando... Eu( e acredito que ninguém ) estava preparado para um conflito desses... Estávamos acostumados com Moom-Hás vs. Lions - Vigadores vs. Hanks, vilões e heróis que eram bem definidos, e nunca saía disso.

Mas lá estava eu, vendo o 4° episódio, e não havia VILÃO! Só um mal-entendido... dois heróis lutando até a morte não por Ego, não para proteger NINGUÉM! Mas só pelo DEVER!

Tenta explicar isso para um moleque de 6 anos!? Pode parecer mentira... mas eu saquei tudo isso. Eu vi entre 3 até 6 anos um tio e metade dos avós morrerem. A primeira lembrança que tenho de vida, é eu vendo meu TIO MORRER na cozinha de casa, e meu Pai tentando acordá-lo.

Mas só fui entender mesmo o que era a Morte quando vi CDZ, só fui entender o valor e o por quê da MORTE quando vi Shiryu desistir da sua vida, para morrer com Honra. E nesse dia eu fiquei emocionado, eu sabia o que tinha ocorrido comigo, e prometi para mim mesmo, que quando crescesse, faria um desenho, e provocaria a mesma sensação que tive em outra criança.

Na época eu não fazia a mínima idéia de como funcionava a produção de um Anime( eu nem sabia o que era Anime ). Eu achava que simplesmente tinha um desenhista, e ele criava e fazia tudo.

E por anos eu fui treinando meu desenho, e criando personagens de CDZ... até que tomei conhecimento de como funcionam as coisas...

Mas eu me tornei exatamente o que queria, desenhista e roteirista...porém me desvencilhei do caminho que tinha escolhido para mim
Fui me apegando ao quadrinho "cult"... me tornando cada vez mais complicado... e esquecendo o Por Quê de eu fazer tudo aquilo. Tinha me esquecido do DEVER, e só sobrou EGO. Talvez por isso nunca tenha engrenado de vez...

... Hoje eu POSSO provocar a mesma coisa em outra criança... mas para isso eu terei que fazer sucesso no Japão, conseguir um Anime, e fazer algo tão inovador quanto CDZ foi na época.

Mas eu sei que CONSIGO.

Por isso não é apenas uma escolha... é OBRIGAÇÃO MINHA fazer isso( que sequer está na lista das 100 tarefas ).

E eu vou conseguir.

Foco... com japinha ou sem, ganhando o concurso da Kodansha ou não. Eu tenho obrigação de conseguir isso. Não só para gritar: CHUUUUUUUUUUUPAAAA!!! Para os cuzões do Freitas, Mario e Pentaro que duvidaram que eu posso fazer algo melhor( e mais sucesso ) que Naruto. Mas porque é meu DEVER.

Assim como o Shiryu e o Seya estavam lutando até a morte por algo sem sentido, não era por Ego, nem dinheiro... era o DEVER.

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... na próxima postagem eu vou falar sobre outras pessoas que também querem ou tentaram fazer suas próprias 100 tarefas. E também vou falar sobre uma sociedade que sucumbiu mas que tinha como idéia fazer algo como as 100( os Gárgulas do Submundo ), seus rivais( os Urubus do Oriente)... e vou listar uns objetivos, dar um atualizada sobre o que tá pegando e sobre o segundo Proibidão.

2 comentários:

  1. Li o post,adorei tua história,mas não entendi o motivo de "Não gostar dos países que perderam a 2º guerra mundial,e o papo do carinha dizendo-se a favor do Nazismo?
    Desculpe,mas como este foi o primeiro post que li do teu blog,não entendi mesmo! o O

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  2. Curioso vc falar de cavaleiros do zodiaco, porque a fagulha que me fez começar a gostar de mangá foi exatamente a mesma.

    Assino em baixo em cada linha que vc descreveu, senti o mesmo quando a série estreou. Foi o primeiro desenho que me deixou apreensivo, o primeiro onde haviam incertezas. E no auge dos meus 6 anos de idade consegui entender tudo(ou quase)e ao mesmo tempo perceber por contraste o quanto a industria de animação da epoca tratava criança como um débil mental.

    A minha grande meta tb é resgatar nos leitores, especialmente os mais novos, toda a emoção, todo o sentimento de cisma e inconstancia que eu tinha ao ver CDZ.

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